Advogado para Inventário em Ribeirão Preto

Quem pode procurar um advogado para fazer inventário?

Está em busca de um advogado para inventário em Ribeirão Preto? Quer entender como funciona este serviço e qual é o momento certo para procurar este profissional? Entenda as explicações abaixo e, se for o seu caso, não deixe de falar com um advogado.

Toda a pessoa que tiver um parente que faleceu e deixou bens ou direitos para serem transmitidos após a sua morte deve procurar um advogado para inventário. Estes bens e direitos podem ser desde imóveis e automóveis até um simples saldo em conta corrente.

É necessário advogado para fazer inventário?

Se a sua dúvida é sobre a necessidade de um advogado para realização de um inventário, é importante dizer que o procedimento de inventário, seja judicial ou por cartório, deve ser obrigatoriamente feito por um advogado. 

Portanto, se você está passando por essa situação, busque por um advogado para inventário em Ribeirão Preto e esclareça todas as suas dúvidas.

Quando se deve procurar um advogado para fazer inventário?

Deve-se procurar um advogado para inventário tão logo se tenha notícia do falecimento do parente cujo qual a pessoa possa ter algum bem ou direito para receber em decorrência de laços sanguíneos ou de afetividade.

O que é necessário para fazer um inventário?

Para se iniciar um inventário, basta a certidão de óbito e documento pessoal que comprove a relação sanguínea ou de afetividade.
As certidões exigidas para a realização do inventário são:

  • Certidões de óbito;
  • Casamento;
  • Negativa de débitos Municipais, Estaduais e Federais.

Quando não é necessário fazer inventário?

Não é necessário fazer inventário quando o falecido não tiver deixado nenhum bem ou direito para ser transmitido após a sua morte. Se você tiver dúvidas sobre essa questão, procure imediatamente um advogado para inventário em Ribeirão Preto e deixe tudo bem esclarecido.

Quais as consequências de não fazer inventário?

A consequência do inventário é a expedição de um formal de partilha que atribui a cada herdeiro uma parcela dos bens e direitos deixados pelo falecido. Procure um advogado para inventário e não tenha problemas ou dores de cabeça.

Inventários

O inventário o instrumento que permite aos herdeiros requerem a transmissão dos bens, direitos e obrigações, em virtude da morte. O inventário pode ser judicial ou extrajudicial, sendo certo que para que seja possível o inventário extrajudicial, não pode haver herdeiros menores de idade. Em ambos os casos, ele tem caráter instrumental por meio do qual se pleiteia a partilha dos bens deixados pelo “de cujos”

Arrolamento de bens

O arrolamento de bens nada mais é do que um processo simplificado de inventário, em que são suprimidos algumas formalidades do inventário e destinado à pequenas heranças. Procure um advogado para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto. 

FALE COM UM ADVOGADO

Alvarás

Nesta modalidade, há uma maior simplificação dos procedimentos do inventário e também do arrolamento, de maneira que é usado em casos de heranças muito pequenas, geralmente com apenas um bem.

Entre em contato com um profissional clicando aqui.

 

Onde encontrar um Advogado para Inventário em Ribeirão Preto

Se você procura por um advogado para inventário em Ribeirão Preto, entre em contato com um especialista preenchendo o formulário abaixo. Tire suas dúvidas.